Olá Descobridores…
Sabemos que o lixo é um problema mundial. Fazer a nossa parte é fundamental para a garantia de algum futuro para as próximas gerações. Por isso, no post de hoje, abordaremos questões simples e ao mesmo tempo essenciais para um bom gerenciamento dos nossos resíduos.
A Política Nacional de resíduos sólidos (PNRS, lei 12.305) foi instituída em 2010 e é responsável por determinar em nível federal todas as ferramentas para praticar a reciclagem, quem são os responsáveis por cada etapa e como devem proceder.
Esta Lei define que no nível social, fica sob responsabilidade dos cidadãos o acondicionamento correto dos resíduos (artigo 35) e define que os municípios possuem a atribuição de coletar e destinar adequadamente nosso lixo (artigo 10).
É nosso direito a coleta seletiva de materiais, mas também é nosso dever contribuir para que essa coleta seja efetiva. Dessa forma, ao separarmos nossos resíduos o dever do município torna se mais praticável.
Para tanto, aconselhamos você a separar seu lixo em três categorias: Não recicláveis, Recicláveis e os Especiais (de interesse ambiental). Detalharemos a seguir:
Recicláveis
É importante lembrar que não basta estar separados, precisam estar limpos! Por isso, todos aqueles itens identificados como recicláveis, precisam estar lavados (ou minimamente limpos) para evitar contaminações no processo de reciclagem.
Muito obrigado por ler até aqui! Não de deixar seu comentário e compartilhar este post. Nos vemos em breve, Tchau!
Publicar comentário